Friday 6 April 2018

Opções de ações de alemanha


Global Tax Guide.


Para pessoas com compensação de estoque.


Este guia explica a tributação da remuneração de ações em 40 países, incluindo as regras sobre imposto de renda, impostos sociais, imposto sobre ganhos de capital, receita de renda, residência tributária, imposto de saída e relatórios de ativos.


Em breve! Os guias para a Áustria e Portugal estão em desenvolvimento e serão publicados no 4º trimestre de 2017.


Para fornecer mais recursos, o guia de cada país vincula o site da agência fiscal nacional e, quando aplicável, ao tratado fiscal do país com os Estados Unidos. Os perfis de país são rotineiramente revisados ​​e atualizados conforme necessário. No final de cada um, o mês da atualização mais recente é dado. Não é incomum que as regras fiscais de um país sobre a compensação de estoque permaneçam inalteradas por vários anos, por isso, em alguns guias do país, não são necessárias atualizações por longos períodos.


Além da cobertura específica do país neste guia, veja também uma série de artigos relacionados e uma FAQ sobre tributação internacional em geral para funcionários móveis. Outra FAQ apresenta dados de pesquisa em planos de ações fora dos Estados Unidos. Uma FAQ diferente explica os programas de equalização fiscal através dos quais algumas empresas pagam o imposto estrangeiro dos funcionários em cargos internacionais.


Departamento de Direito, Entegris.


A tributação da remuneração de ações para funcionários móveis pode ser especialmente complexa, especialmente quando eles trabalham em dois ou mais países durante o período de aquisição dos prêmios patrimoniais. Em uma pesquisa de empresas multinacionais, 67% dos entrevistados relataram que os funcionários não têm uma boa compreensão de como se beneficiar de compensação de capital fora dos Estados Unidos (2018 Global Equity Incentives Survey por PricewaterhouseCoopers e NASPP). Nosso Global Tax Guide é um ponto de partida valioso tanto para os participantes do plano de ações quanto para os profissionais de planos de estoque que precisam saber sobre a tributação da compensação de estoque nos países cobertos.


Procure conselhos profissionais sobre situações específicas.


Este guia pode ser um ponto de partida útil e ferramenta de pesquisa, fornecendo um quadro geral de referência sobre as leis tributárias em cada país coberto. No entanto, você deve contatar contadores, profissionais de impostos, advogados e / ou departamentos de recursos humanos para obter conselhos sobre situações específicas.


O conteúdo do Global Tax Guide não deve ser interpretado como conselho legal, fiscal ou de planejamento financeiro sobre fatos ou circunstâncias específicos.


Tributação dos planos de opções de ações na Alemanha.


Os expatriados especialmente dos EUA e do mundo anglo-saxão que foram enviados para a Alemanha por seus empregadores são muitas vezes beneficiários de planos de opções de ações. Regularmente, esses empregados exercitam opções enquanto permanecem na Alemanha. Isso levanta a questão de como os benefícios serão tributados no país de origem e na Alemanha.


As implicações fiscais são as seguintes:


Benefícios das opções de compra de ações.


Os benefícios dos programas de opções de ações serão tributados na Alemanha da seguinte forma:


O benefício será calculado como um ganho de capital:


O benefício será tributado no mês da compra. A taxa de imposto será a taxa de imposto de renda padrão progressiva mais a carga excedente de solidariedade. A taxa máxima de imposto é de cerca de 47,5%.


Se um funcionário trabalha durante o período de aquisição na Alemanha e no exterior, o benefício deve ser dividido. A parte do benefício que se relaciona com os tempos durante o trabalho na Alemanha é tributável na Alemanha. A parte que se relaciona com os horários de trabalho no exterior pode ser tributada no país onde o trabalho foi realizado. Para a divisão, a data de exercício real é irrelevante. O período relevante (período de aquisição) começa na data de concessão das opções e termina o mais cedo possível.


Exemplo: um cidadão americano foi enviado à Alemanha pelo seu empregador dos Estados Unidos. Até 31/12/2018, ele morava e trabalhava em Nova York. A partir de 01/01/2017, ele mora e trabalha em Munique. Em janeiro de 2018, seu empregador concedeu opções de ações para 10 mil ações. O preço de exercício é de US $ 1 por ação. A primeira data de exersão é 31/12/2017. O período de vavor começa em janeiro de 2018 e termina em dezembro de 2017. O empregado exerce suas opções em 01/04/2018. O valor de mercado nesta data é de US $ 11 por ação.


O benefício é calculado da seguinte forma:


Uma vez que o empregado estava trabalhando no período de aquisição de direitos por 12 meses nos EUA e por 12 meses na Alemanha, o benefício deve ser dividido em termos iguais. A Alemanha só pode tributar um benefício de US $ 50.000.


Esta parte do benefício deve ser declarada na declaração de imposto de renda alemã 2018. Os benefícios também devem ser declarados nas declarações de imposto de renda dos EUA.


(1) Se o benefício for substancialmente alto, pode haver um problema de caixa. O empregador deve reter o imposto de renda salarial sobre os benefícios no mês do exercício das opções. O benefício não leva a uma transferência de dinheiro para o empregado. Conseqüentemente, o imposto sobre o salário deve ser pago com base no salário líquido normal do mês. Isso pode resultar em um pagamento muito baixo para o empregado no respectivo mês. O funcionário deve estar preparado. Ou ele pode sobreviver o mês sem qualquer pagamento significativo de seu empregador ou ele pode vender ações para compensar o déficit de caixa.


(2) Em teoria, o empregador deve apenas reter o imposto salarial por parte do benefício que é tributável na Alemanha. A experiência mostra que, muitas vezes, os departamentos de folha de pagamento detém o imposto salarial sobre o valor total. Isso se deve ao fato de que, especialmente em relação aos EUA, é necessário um certificado especial das autoridades fiscais alemãs para evitar a retenção na fonte sobre o valor total dos benefícios. Este certificado deve estar na mão do empregador antes da data do exercício. O empregador ou o empregado podem solicitar este certificado no Federal Federal Tax Office. Em geral, o empregador deve solicitar o mesmo antes da data de exercício. A experiência mostra que nem sempre é esse o caso.


As consequências de um certificado em falta são as seguintes. O empregador deve reter o imposto salarial sobre o valor total. O funcionário deve declarar o benefício correto em sua declaração de imposto de renda alemão. As autoridades fiscais reembolsarão o montante injustificado. O problema é que o montante injustificado será reembolsado meses ou anos após a data de exercício e, muitas vezes, isso afasta a situação de caixa do empregado.


(3) O mesmo efeito negativo ocorre também se outros pagamentos que não são tributáveis ​​na Alemanha são pagos na Alemanha. Este é o caso de pagamentos extras, como bônus ou compensações por dias de férias não utilizados. Se esses pagamentos são concedidos por momentos em que o empregado não estava trabalhando e morando na Alemanha em geral, esses pagamentos não são tributáveis ​​na Alemanha. Se o certificado acima mencionado não estiver disponível, o empregador deve reter o imposto salarial sobre esses pagamentos. Mais uma vez, o funcionário deve procurar reembolsar o imposto injustificado em sua declaração de imposto de renda alemão.


(4) A experiência mostra que as autoridades fiscais alemãs exigem uma prova extensiva de que certas partes de pagamentos ou benefícios extra das opções de compra de ações não são tributáveis ​​na Alemanha. Eles também podem exigir a prova de que esses pagamentos ou benefícios foram tributados no exterior. Em geral, é muito mais fácil solicitar o certificado especial acima mencionado que fornecer provas de que os benefícios não são tributáveis ​​na Alemanha.


(5) Não importa se o empregado é residente na Alemanha ou no exterior no momento do exercício das opções. Se as ações forem exercidas enquanto o empregado não for residente na Alemanha, ele deve tributar os benefícios como não residentes.


Normalmente, os empregados vendem partes das ações depois de existirem as opções. A venda de ações na Alemanha será tributada, em geral, como ganhos de capital a uma taxa fixa de 25% mais a taxa excedente de solidariedade (taxa total de imposto 26,375%).


Autor: Peter Scheller, consultor tributário alemão e # 8211; Mestrado em Fiscalidade Internacional.


17 Antworten auf Taxação de planos de opções de ações na Alemanha.


Então, como o funcionário relata sua declaração de imposto nos EUA, se a parte das opções de ações da Alemanha (50%) também precisa.


relatório na declaração de impostos dos EUA como imposto de renda. ou apenas 50% relatam como imposto alemão, e o.


O resto do relatório de 50% (dividido) sobre a declaração de imposto dos EUA, ou ambos, precisam relatar a declaração de impostos dos EUA.


Na Alemanha, você reporta 100% do benefício (50% como renda tributável e 50% como isentos de impostos).


Comprei uma participação de 5% em um investimento em Berlim em 2006. No momento, me custou 147500 euros. Então eu era um acionista de 5% na empresa alemã que o possuía. nós vendemos o prédio em dezembro de 2018 e eu vou receber 176000 euros depois de todos os empréstimos do lado alemão serem liberados. Eu moro na Irlanda. Qual será a minha responsabilidade fiscal por isso? E que tipo de imposto devo pagar? Foi vendido através de um acordo de ações.


Você será tributado sobre o ganho de capital (preço de venda menos o preço de compra menos as despesas de venda). 60% desse valor serão tributados na Alemanha.


Você é obrigado a apresentar uma declaração de imposto de renda alemã.


Oi Peter, eu tenho que pagar impostos sobre as opções de ações que recebi e vendi enquanto vivia e trabalhava nos EUA (eu sou cidadão alemão, residente dos EUA)? Eu também tenho alguns que investiu enquanto eu volto a viver e trabalhar na Alemanha por alguns anos. E quanto a isso? Obrigado, G.


Se você recebeu uma opção de compra de ações por um período (período de aquisição) enquanto trabalha nos EUA, você não está sujeito a impostos alemães. Este é, pelo menos, o caso se você pagou o imposto de renda dos EUA sobre os benefícios.


Para outras opções, depende se você o recebeu para o trabalho que está sendo realizado na Alemanha (veja acima).


Precisamos de mais informações para descobrir o que é tributável nos EUA e na Alemanha.


Obrigado pela pronta resposta e feliz ano novo. Eu recebi opções de estoque anuais e RSU's enquanto trabalhava nos EUA de 2007 a 2018. Alguns investigaram enquanto eu estava de volta na Alemanha de 2018 a 2018. Estou de volta ao trabalho nos EUA para todo o ano de 2018.


Artigo muito interessante. Muito obrigado! Pergunto-me como isso é diferente quando o cidadão da UE trabalha (e só funciona) na Alemanha.


Só depende de qual país você é residente e se a Alemanha tem um Tratado de dupla tributação com este país. Precisa de um pouco mais de informação para dar um conselho adequado.


Tenho uma pergunta sobre bônus em dinheiro normal.


Tenho trabalhado na Alemanha desde abril de 2018, então eu entendo que eu sou residente em 2018 de acordo com a lei tributária alemã.


Também entendo que minha renda estrangeira também é tributável ou pelo menos deve ser incluída no cálculo da taxa de imposto.


Aqui está o rendimento estrangeiro que recebi em 2018 (no meu país de origem da Bulgária do meu antigo empregador):


1. Três salários para o período janeiro e 8211; Marcha.


2. Bônus, recebido em fevereiro de 2018 e relacionado ao trabalho realizado de outubro de 201 a setembro de 2018.


3. Bônus recebido em dezembro de 2018 e relacionado ao trabalho realizado para outubro de 2018 e # 8211; Março de 2018.


Toda essa renda está relacionada ao trabalho realizado na Bugaria e o imposto é retido lá.


Minha pergunta é: devo declarar os bônus e os salários na minha declaração de imposto alemã?


Sim você tem. No entanto, se estiver sujeito à tributação alemã é questionável, uma vez que o bônus foi pago pelo tempo que você não estava trabalhando na Alemanha. No entanto, você deve declará-lo, uma vez que pode ter um efeito sobre a taxa de imposto alemã.


Oi Peter, fui concedido opções de ações da empresa que estou prestes a exercer e vender no mesmo dia, em um exercício sem dinheiro. Haverá um benefício do exercício / venda de opções de compra de ações. A minha empresa (britânica incorporada) estabeleceu uma taxa de retenção na fonte de 47,7% para todos os residentes alemães pagando impostos na Alemanha, para o qual eu sou um. As ações da empresa são negociadas no NASDAQ e serão exercidas / vendidas em USD com o corretor de ações preferencial da empresa.


Eu tenho um cupê de perguntas, por favor:


1. Qual taxa de imposto eu precisarei pagar no momento do exercício / venda? Assumir depois de ler o seu artigo será imposto de renda + imposto de solidariedade + imposto da igreja.


2. Se o meu imposto de renda total + imposto de solidariedade + taxa de imposto da igreja é abaixo de 47,7%, como eu reivindico a diferença. Isso é durante o meu retorno do imposto de renda no próximo ano, ou meu departamento de folha de pagamento faz um ajuste automaticamente?


3. O imposto será retido pela minha empresa?


É muito unliekly que você está sujeito a alemão chuch imposto.


Se os benefícios de suas opções são tributáveis ​​na Alemanha, é necessária uma análise mais aprofundada. Por exemplo, você não precisa pagar impostos se você estivesse trabalhando no período de aquisição de direitos fora da Alemanha.


Eu aconselharia você a obter um consultor fiscal alemão experiente que discuta as coisas com você e prepare sua declaração de imposto de renda alemão.


Você pode me avisar se os ganhos de ações estão sujeitos a retenções de embargo na Alemanha.


E quanto às opções de ações que foram obtidas durante o emprego nos EUA por uma empresa dos EUA. Depois de me aposentar de lá, meu marido obteve outro emprego com um empregador diferente na Alemanha. Nós viveríamos lá e teríamos a residência. Ele também tem RSU & # 8217; s que pagará em 2 meses. Ele ainda não aceitou este trabalho. Estamos tentando tomar uma decisão e esta é a última peça. Vamos ficar em suspensão? Por exemplo, se as opções de ações valessem 75K quando emitidas e 100k quando exercidas em uma transação sem dinheiro, o que é pago à Alemanha, o que é pago aos EUA e você reivindica crédito de imposto estrangeiro sobre o que foi pago à Alemanha? Decisão necessária para amanhã.


Eu estou surpreso. Você tem questões importantes a serem esclarecidas e não entre em contato com um consultor especializado antes. Em vez disso, você está procurando conselhos sobre um blog de impostos e espera um profissional em 24 horas?


Análise da política fiscal.


Os esquemas de opção de estoque de empregados estão crescendo em importância em toda a OCDE e isso levanta uma série de questões para a política tributária nacional e internacional. Em vista disso, o Comitê de Assuntos Fiscais da OCDE está trabalhando no tratamento de opções de estoque sob os tratados tributários, o tratamento doméstico dos esquemas de opções de estoque e as implicações de preços de transferência dos esquemas de estoque-opção.


Uma série de questões de tratados tributários surgem ao considerar opções de estoque de empregados:


Desajustes de tempo para benefícios de emprego. Determinando a qual serviço uma opção se relaciona. Distinguir a renda do emprego com a renda do capital. Taxa de residência múltipla. Alienação de stock-options. Diferenças na avaliação entre os mercados.


O trabalho sobre essas questões está bem avançado, e um rascunho de discussão que descreve essas questões e propõe possíveis interpretações e soluções no contexto do Modelo de Convenção Fiscal da OCDE está agora disponível para comentários públicos (ver: Questões de Imposto de Renda Transfronteiras decorrentes de Estoque de Empregados - Planos de Obras - Um Rascunho de Discussão Pública). Por favor, note que, mediante solicitação de pessoas que desejem fornecer comentários sobre este rascunho, o prazo original para comentários, que foi 31 de julho de 2002, foi adiado para 31 de outubro de 2002.


Tratamento Tributário Doméstico.


O trabalho nesta área destina-se a fornecer informações e análises para ajudar os países a alcançar suas próprias decisões políticas. A análise centra-se em três áreas:


Descrição do tratamento fiscal atual dos esquemas de estoque-opção dos empregados nos países da OCDE. A análise de que tipo de tratamento fiscal proporcionaria neutralidade em relação aos salários. Identificação e discussão de argumentos que são avançados a favor e contra tributação das opções de ações dos empregados diferentemente dos salários.


Este trabalho está em andamento. No entanto, já está claro que existem grandes diferenças entre os países da OCDE na forma como as opções de estoque dos empregados são tributadas. Além disso, vários países da OCDE dispõem de mais de um tratamento tributário dos esquemas de opções de estoque de empregados, dependendo da natureza precisa dos esquemas.


Problemas de preços de transferência.


Esta área de trabalho analisa as implicações das opções de estoque dos empregados para as transações entre empresas e o princípio do comprimento do braço. As questões incluem:


A empresa emissora deve cobrar ao empregador (se diferente) as opções de estoque? Como as opções de estoque dos empregados afetariam os métodos padrão de preços de transferência? Como as opções de estoque dos empregados afetariam os arranjos de contribuição de custo?


Compensação e benefícios.


Home & gt; Planos de Incentivo de Ações e Ações & gt; Existe uma maneira melhor de estruturar as opções de ações dos empregados na Alemanha?


Existe uma maneira melhor de estruturar as opções de ações dos empregados na Alemanha?


Em comum com muitos países, a Alemanha geralmente impõe uma opção de compra de ações no empregado no momento em que a opção é exercida, e não no momento em que é concedida. Afinal, é quando o valor é realizado. Uma decisão recente do Tribunal Fiscal Federal alemão abre a possibilidade de reduzir o custo tributário para os empregados, realizando o valor da opção de compra de ações em um momento anterior.


O Tribunal decidiu que a atribuição não gratuita de um direito de opção de compra de ações era, na realidade, a realização do valor da opção de compra de ações, mesmo quando o cessionário era uma empresa que era de propriedade total do empregado. Enquanto o valor pago pela atribuição desencadeou uma taxa de imposto para o empregado, foi determinado que nenhum imposto adicional seria devido pelo empregado quando a opção fosse exercida em uma data futura. Essa decisão favorável leva a abordagem que o empregado percebeu o valor econômico da opção no momento da cessão.


A decisão parece oferecer a sedutora perspectiva de atribuir a opção de compra de ações a uma empresa logo após a concessão, antes de ter acumulado muito valor. Quando a opção é exercida, o valor é acumulado para a empresa do empregado. A empresa será tributável em uma venda futura das ações adquiridas no exercício da opção, mas a taxa de imposto efetiva seria de cerca de 1,5%. Mesmo que a empresa distribua o ganho ao seu acionista, a taxa de imposto para o empregado só seria tributada em 25%, mais a sobretaxa de solidariedade.


Agora, é claro, muitos planos de opções de ações não permitem a atribuição de opções. E ainda não se sabe como as autoridades fiscais alemãs verão esse tipo de planejamento. No entanto, a decisão pode oferecer uma rota para maximizar o retorno pós-imposto sobre opções de estoque para alguns funcionários alemães.


Tributação alemã dos incentivos à equidade.


Muitas empresas oferecem incentivos de equidade aos seus empregados na Alemanha e estão se tornando cada vez mais populares como uma importante fonte de renda para os funcionários. Na Alemanha, esses incentivos geralmente são descontados ou opções de ações gratuitas ou, conforme o caso, compartilham a empresa empregadora ou outra empresa do grupo. A concessão de tais incentivos não está sem problema, no entanto, e ndash; Além de áreas como a dedutibilidade fiscal do financiamento da concessão desses incentivos, conforme recentemente decidido pelo Tribunal Fiscal Federal Alemão (Bundesfinanzhof) (ver abaixo), questões fiscais específicas na Alemanha também irão ao nível do empregador como funcionários, o que deve ser levado em consideração ao planejar esses incentivos para os funcionários alemães. O seguinte serve como um lembrete de algumas dessas questões fiscais específicas, assumindo que o beneficiário é um funcionário residente na Alemanha.


Princípios gerais de imposto sobre o rendimento.


Todos os empregados residentes na Alemanha devem pagar impostos sobre os seus rendimentos de acordo com a legislação tributária alemã. O rendimento tributável de um indivíduo é tributado progressivamente de acordo com o seu nível de rendimento, começando com uma taxa de imposto de 14% e aumentando até uma taxa de imposto de 42%, para um lucro tributável superior a 52.882 euros (2018) (105.764 euros para casados, tendo optado por retorno conjunto). Uma taxa de 45% aplica-se então para o lucro tributável superior a 250.731 euros / 501.462 euros (pessoas singulares / casais com rendimentos conjuntos). Além disso, uma "taxa de solidariedade" é pago com base na taxa de imposto de renda normal do indivíduo (5,5% da taxa de imposto). O valor do imposto de renda do indivíduo é de 8,004 euros e o dobro desse valor para os casados. O imposto da igreja pode ser aplicado para os membros da igreja. Finalmente, deve notar-se que a lei alemã do imposto sobre o rendimento oferece deduções e benefícios importantes às vezes desconhecidos em outros países, p. a "casa dupla" beneficiar.


Geralmente, um empregador na Alemanha é obrigado a reter pré-pagamentos de imposto de renda mensal ("imposto salarial") e a transferir esses pré-pagamentos para as autoridades fiscais alemãs. O empregador é responsável perante e agrave; - vis as autoridades fiscais se ele não cumprir essa obrigação fiscal. O empregador também é obrigado a cumprir esta obrigação de imposto salarial quando um benefício tributável é concedido por uma empresa do grupo do empregador.


Esses pré-pagamentos podem ser creditados pelo empregado contra o seu imposto de renda pessoal a pagar no final de cada ano civil na respectiva declaração de imposto.


A base de avaliação para a tributação da renda, bem como o passivo fiscal do empregador, inclui não apenas os pagamentos em dinheiro, mas também as contribuições em espécie, como ações da empresa empregada ou de uma parte relacionada da empresa empregada.


Características das opções de compra de ações e planos de opções de ações.


Uma opção de compra com desconto (ou livre) é um direito de adquirir ações a um preço que represente um desconto no valor de mercado dessas ações na data em que esse direito é concedido, e esse desconto pode ser igual a 100%, de modo que existe nenhum preço de exercício para pagar. No entanto, ainda haveria um processo de exercício. Normalmente, essas opções de estoque não são transferíveis.


Um plano de opção de compra de ações pode ter flexibilidade total em torno de exercícios e critérios de caducidade e condições de aquisição ou desempenho em relação ao exercício de opções de compra com desconto. Essas condições de aquisição e desempenho podem ser baseadas no tempo ou relacionadas ao desempenho corporativo ou individual. A opção pode ser concedida sobre ações não emitidas ou ações emitidas e pode ser concedida por uma empresa do grupo empregado ou de um terceiro (por exemplo, um fideicomisso de benefício de empregado).


Além disso, as opções de compra de ações podem ser concedidas a esses empregados, já que o empregador (ou outra entidade que concede a opção) pode decidir a seu critério. Não precisa ser oferecido a todos os funcionários, nem a todos os funcionários de uma determinada descrição.


Taxa de renda de uma opção de compra de ações.


Normalmente, a concessão de uma opção de compra de ações não deve ser um evento tributável ao nível do empregado na Alemanha.


No entanto, o imposto de renda e salário surgirão no exercício subsequente por um empregado de uma opção de compra de ações (seja concedida por uma empresa empregadora alemã ou uma empresa estrangeira relacionada), calculada sobre a diferença entre o valor justo de mercado das ações na data de exercício e o preço de exercício (se houver). O imposto da Igreja pode ser aplicado para membros de certas igrejas alemãs e teria que ser retido na fonte, de acordo com a legislação local.


Uma vez que as ações foram adquiridas em exercício, a posição geral é que qualquer ganho em uma alienação futura de tais ações, cujo ganho seria calculado sobre a diferença entre o valor justo de mercado das ações em exercício e seu valor no momento da venda , ficaria sujeito ao imposto de renda com uma taxa de imposto fixa de 25% (mais a sobretaxa de solidariedade).


No entanto, esta posição geral está sujeita ao seguinte: (i) a taxa de 25% não se aplica em certos cenários anti-abuso; (ii) Os residentes alemães que estão sujeitos a uma taxa de imposto de renda normal mais baixa podem solicitar a aplicação dessa taxa de imposto ao ganho; e (iii) se o empregado detém 1% ou mais do capital social da empresa, 60% de seu ganho de capital estarão sujeitos a imposto na taxa de imposto de renda normal, e não na taxa fixa.


Obrigações fiscais do empregador.


O empregador seria obrigado a reter os impostos salariais do empregado sobre a diferença entre o valor justo de mercado das ações emitidas e o preço de exercício pago pelo empregado (se houver). Além disso, quando a empresa de concessão não é a empresa empregadora, a empresa empregadora precisaria garantir que seja informado sobre a emissão de ações aos funcionários alemães em tempo hábil para poder cumprir suas obrigações de retenção na fonte alemã.


Problemas de dedutibilidade fiscal.


O Bundesfinanzhof recentemente esclareceu (FN1) que os custos de capital da concessão de opções de ações gratuitas aos empregados com base em um aumento contingente do capital social de uma empresa alemã não são elegíveis para dedução fiscal ao nível da empresa que emprega a Alemanha, o que poderia caso contrário, solicitar formas alternativas de financiamento. O Tribunal considerou que são os acionistas da empresa que incorrem no custo de capital, por meio de uma diluição de suas participações existentes, e que a empresa alemã não incorreu e não pode ser considerada como incorrendo em tais custos.


Nota de rodapé (FN) 1: Referência do caso: Bundesfinanzhof, 25 de agosto de 2018, I R 103/09.


Privilégios fiscais para funcionários.


Existem isenções de imposto de renda muito limitadas na Alemanha. Por exemplo, se um plano de incentivo é aberto a todos os funcionários e oferece benefícios adicionais separados do salário do empregado, uma isenção do imposto de renda de 360 ​​euros pode estar disponível para o empregado. Os empregados com renda tributável menor podem reclamar subsídios fiscais adicionais adicionais.


Outros planos de incentivo podem oferecer ações descontadas ou gratuitas aos empregados, em vez de opções de ações. Não podem ser impostas restrições às partes que não sejam quaisquer que possam estar contidas nos estatutos da empresa ou em quaisquer acordos de acionistas existentes. Alguns planos podem prever instrumentos não alemães, como as unidades de ações restritas, embora as autoridades fiscais alemãs tenham dificuldades em classificar corretamente tais instrumentos para fins fiscais alemães.


Embora não exista um evento tributável na concessão de uma opção de compra de ações, haveria um evento tributável no momento da atribuição de ações descontadas ou gratuitas. As ações seriam consideradas uma contribuição em espécie e tratadas como renda salarial considerada no momento do prêmio, independentemente de um período de aquisição.


O tratamento do imposto sobre o rendimento de tal adjudicação seria então semelhante ao tratamento tributário do exercício das opções de compra descontadas ou gratuitas, ou seja, o lucro tributável do empregado seria calculado com base no valor justo de mercado das ações na data do prêmio menos o preço (se houver) pago pelo empregado por tal prêmio. Qualquer ganho em uma alienação subsequente das ações também seria similarmente tratado para fins fiscais alemães como a venda de ações adquiridas no exercício de uma opção de compra de ações, ou seja, a posição geral deve aplicar que a venda esteja sujeita ao imposto de renda no apartamento taxa de 25%, embora o ganho seja calculado com base na diferença entre o valor justo de mercado das ações na data de adjudicação e seu valor no momento da venda.


O seguinte é uma tabela de comparação do tratamento de imposto de renda para um empregado de uma opção de compra de ações em comparação com a atribuição de uma ação gratuita.


Cálculo da comparação de amostras: opção de estoque vs. ação gratuita - carga tributária do empregado.


Clique aqui para ver a tabela.


Expatriados: risco de dupla tributação.


O quadro acima não leva em consideração o cargo de funcionários que trabalham e vivem em várias jurisdições e estão envolvidos em atividades transfronteiriças para seu empregador. Nestes casos, sempre será necessária uma análise para determinar o risco (se houver) de mais de um país que pretenda reivindicar o direito de tributação em relação aos incentivos ao capital próprio do empregado e se esse risco pode ser tratado por um imposto duplo aplicável convenção com a Alemanha.


A concessão de tais incentivos (no momento do prêmio ou exercício) normalmente desencadeia uma responsabilidade de segurança social do empregador e funcionário na Alemanha, sujeito a qualquer limite de segurança social. As contribuições de segurança social (se houver) são divididas por igual na Alemanha entre um empregador e um empregado e a contribuição do empregado também seria retida pelo empregador.


As empresas envolvidas na Alemanha devem considerar cuidadosamente a estrutura de qualquer plano de incentivo de equidade sob uma perspectiva fiscal, particularmente para garantir que os passivos fiscais salariais potenciais sejam devidamente observados.

No comments:

Post a Comment